Dia do livro - atividades prática
Se possível, comece a atividade distribuindo livros infantis para os alunos. É importante que os livros sejam adequados à faixa etária.
Na falta de livros infantis sem texto, selecione outros com texto nos quais as ilustrações possam servir de roteiros de leitura.
O ideal é permitir que os próprios alunos escolham os livros, que podem ficar dispostos numa mesa. Se houver disputa pelo mesmo livro, ajude-os a estabelecer uma ordem: primeiro um aluno, depois o outro.
Junto com a turma, escolha um dos livros e leia a historia em voz alta, de maneira expressiva para despertar o interesse.
Leia para os alunos o texto informativo sobre Monteiro Lobato. Pergunte se conhecem os personagens mais famosos desse escritor: Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, o Saci, a Cuca, o Marquês de Rabicó, o Visconde de Sabugosa (personagens do Sitio do Pica-Pau Amarelo).
Cante com os alunos a música Sitio do Pica-pau Amarelo.
Depois das atividades introdutórias propostas, os alunos farão um livro, conforme as orientações descritas.
Monte uma exposição na escola com os livros produzidos.
TEXTO INFORMATIVO
O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil porque nesse dia, há muitos anos, nasceu um escritor muito importante: Monteiro Lobato.
Ele nasceu em uma fazendo em Taubaté, uma cidade próxima de São Paulo. Os livros que ele escreveu ficaram muito famosos e agradam adultos e crianças de todas as idades. Suas historias mais conhecidas são as do Sitio do Pica-Pau Amarelo. Ali viviam dois primos: Pedrinho e Narizinho, junto com a Tia Nastácia e Dona Benta. Também moravam no sítio uma boneca de pano (Emília), um boneco feito de espiga de milho (Visconde de Sabugosa) e um porquinho comilão (Marquês de Rabicó), entre outros personagens. Todos eles falavam e tinham sentimentos iguais aos dos humanos, e viveram aventuras incríveis junto com as crianças;
OFICINA DE CONFECÇÃO DE PERSONAGENS
Inspirados nos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, os alunos podem inventar seus próprios personagens. Estimule as crianças a inventar o nome dos personagens e falar um pouco sobre eles.
Alguns materiais que voce pode oferecer:
.rolinhos vazios de papel higiênico
.copos plásticos
.pratos de papelão
.bolinhas de isopor
.caixas de papelão de tamanhos e formatos variados
FAZENDO UM LIVRO
1.pegue 3 folhas de sulfite
2.dobre as folhas ao meio
3. faça uma pequena dobra na lateral
4.prenda o centro com grampeador
5.numere as folhas internas
Pronto! Agora é só inventar a história.
Festa Junina 2011
Há 13 anos
6 comentários:
Colegas, gostei da receita do livro só engorda os conhecimentos Parabéns
Ana Emereciana
Escola Estadual Mercedes Zétola
Muito bom já que a leitura e a interpretação é a base de todo o conhecimento nada melhor que incentivar nossos alunos a lerem bons livros e mais a confeccionar seus próprios livros, construindo sua própria história ao invés de propagar histórias de outros muito bom mesmo.... gostei da idéia.... parabéns...
Kátia Santos
Escola Estadual Melquíades Victor de Oliveira
Gostaria de comentar sobre o projeto desenvolvido oficina de confecções de livros literários, onde os alunos podem inventar suas próprias personagens e falar sobre eles, porq2ue é um trabalho rico despertando o gosto pela leitura e produção de texto. Parabéns, Colegas continue sempre construindo novos horizontes.
Maria da Gloria B. Cabral
Escola Estadual Melquiades víctor de Oliveira
Oi seu blog esta D+++++
Parabéns,
Tanisleila
Postar um comentário