SEJA BEM VINDO

AGRADECEMOS A VISITA E OS COMENTÁRIOS

domingo, 30 de maio de 2010

MÓDULO IV – ATIVIDADE 3 – POSTAGEM 2

A elaboração de um projeto exige um planejamento das ações a serem desenvolvidas. A sensibilização e mobilização dos agentes e definições dos critérios, espaços e limites de participação de cada segmento, professores, pessoal técnico pedagógico e administrativo, alunos, pais e outros, se tiver parcerias. Neste processo, é construída a parte teórica do projeto, como o tema a ser abordado, as disciplinas envolvidas, os conceitos a serem trabalhados em cada uma, que metodologias serão aplicadas, os recursos que serão utilizados e qual resultado é esperado.

Trabalhar com projeto é muito importante, pois há uma interação na partilha de experiências, valorização dos saberes dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais significativo, em que o aluno constrói seu próprio conhecimento, fortalecendo assim a função da escola. Entretanto, não existe nenhuma receita que garanta o sucesso de um projeto de ensino. Sendo assim, é importante observar algumas prerrogativas que auxiliam neste processo, pois elaborar um projeto é planejar, é delinear o que se pretende fazer, ao que se pretende chegar, como isto será feito, quanto mais detalhado for o planejamento, mais condições terá de prever os fatos, evitando imprevistos. Nem por isso, eles estão excluídos do processo, são eles, juntamente com todas as peculiaridades do processo, que tornam esta uma experiência tão rica.

Para facilitar esse trabalho, alguns pontos importantes devem ser observados:

1. Identificação da instituição e do grupo criador e executor do projeto.

2. Problematização: A problematização se dá a partir da observação. É a observação minuciosa do contexto que possibilita ao educador-investigador ver quais são as temáticas que realmente representam uma problemática para aquele contexto.

3. Escolha do tema gerador: O tema surge do contexto observado e é ele que guiará todas as ações do projeto. É muito importante que o tema seja bem delimitado e que tenha uma relevância para o contexto em que se pretende trabalhar.

4. Justificativa: Informar com clareza os motivos que levaram a realizar esta atividade. O que pretende que a turma aprenda. Para isso, informar o contexto em que a escola está inserida, traçar um perfil dos alunos e citar a colaboração dos pais, da comunidade escolar e do setor, e outros, se tiverem parcerias. Articular as atividades com a proposta pedagógica da escola.

5. Objetivos: O que se pretende alcançar com esta ação, conhecimentos adquiridos, mudanças de atitude e/ou habilidades conquistadas. Normalmente tem-se um objetivo geral, de maior amplitude, e objetivos específicos, que esmiúçam o objetivo geral e dizem respeito às ações.

6. Conteúdos: Especificar os principais conteúdos curriculares trabalhados no projeto para atingir os objetivos propostos. É interessante que o projeto envolva mais de uma disciplina, em um trabalho colaborativo com outros professores, os conteúdos de todas as disciplinas devem ser elencados.

7. Metodologia: Como pretende alcançar os objetivos, qual é a dinâmica do projeto, as principais descrições necessárias na metodologia são o passo-a-passo do trabalho e das atividades propostas, respeitando a ordem cronológica, recursos didáticos utilizados em sala de aula, livros, vídeos, computador, retroprojetor, etc. e bibliografia consultada, livros, artigos, revistas.

8. Recursos : livros, vídeos, televisão, câmera digital, retroprojetor, computador, Web, etc. Especificar todos os recursos que serão utilizados.

9. Cronograma: apresentar o calendário de execução das atividades, indicando período de elaboração,de aplicação, das tarefas preparatórias, isto é, plano de ação.

10. Avaliação: No projeto é necessário indicar as prerrogativas teóricas da avaliação, qual concepção de avaliação se segue, o que se pretende com ela, além dos instrumentos que serão utilizados para fazê-la. Não podendo esquecer que devem ser avaliados a aprendizagem dos alunos e que instrumentos serão utilizados para realizar esta avaliação e, também, avaliar o trabalho pedagógico, para isso, é necessário que cada integrante do grupo que aplicou o projeto faça uma auto-avaliação do projeto, também é necessário que os alunos envolvidos posicionem-se sobre a ação, relatando os pontos positivos e possíveis falhas.

11. Bibliografia: É fundamental que se consulte a bibliografia sobre o tema e os conteúdos que se pretende abordar no projeto, exemplos, livros, artigos, revistas, vídeos, sites, etc. Especificar quais e onde estão disponíveis.

12. Anexos: É importante que todo material utilizado para o desenvolvimento das atividades sejam anexadas ao projeto.